Hospital da Luz lança avançado serviço de Hemodinâmica

Recém-inaugurado, setor conta com qualificada equipe de especialistas e tecnologia de última geração.

O Hospital da Luz, unidade de alta complexidade que atende pacientes da rede Amil, inaugurou em abril o serviço de Hemodinâmica, habilitado a realizar procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem para diagnóstico e tratamento de uma série de enfermidades, como doença arterial coronariana; valvopatias aórtica, mitral ou pulmonar; cardiopatias congênitas; acidente vascular cerebral (AVC) e aneurismas, entre outras.


O setor conta com uma qualificada equipe de hemodinamicistas e a mais avançada tecnologia para a realização desses procedimentos: o Philips Allura FD 20, equipamento que oferece imagens de alta resolução, com baixas doses de radiação, e modernas ferramentas intervencionistas. “Reunimos tecnologia de última geração e especialistas com reputação técnica reconhecida no mercado nacional. Fruto de investimentos de mais de R$ 2 milhões, o equipamento do nosso serviço permite aos médicos realizar as intervenções com o auxílio da melhor tecnologia disponível”, afirma o Dr. Márcio Lima, diretor do Hospital da Luz.

O setor está habilitado para fazer todas as intervenções de alta complexidade nas quatro áreas-chave da Hemodinâmica:


  • Cardiológica
  • Neurológica
  • Musculoesquelética
  • Vascular

“Nosso serviço está pronto para atender desde emergências, como AVC e infarto, até as mais complexas intervenções minimamente invasivas para tratamento de problemas congênitos, como as correções anatomofisiológicas em recém-nascidos”, detalha o Dr. Márcio. “Também estamos preparados para fazer procedimentos ginecológicos, como embolização de miomas, e estudos eletrofisiológicos cardíacos, serviço que poucos centros oferecem no país”, completa.


Instalado no recém-reformado Centro Cirúrgico do hospital em uma sala exclusivamente dedicada à Hemodinâmica, o serviço tem capacidade para realizar até 12 procedimentos eletivos por dia e está disponível 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência. Preparado para receber pacientes de outros hospitais da rede Amil da Grande São Paulo, a Hemodinâmica do Hospital da Luz pode realizar até 2.400 procedimentos por ano.


A estrutura e o fluxo de atendimento formam inspirados no que há de melhor em outros serviços de Hemodinâmica do UnitedHealthcare Group (UHG). A equipe de hemodinamicistas do Hospital da Luz também atende em unidades da rede Americas Serviços Médicos, como o Hospital Samaritano Paulista, referência em procedimentos cardiológicos minimamente invasivos.


No setor de Hemodinâmica, os procedimentos são realizados por técnicas minimamente invasivas conhecidas como cateterismo. De forma geral, o cateter é inserido em uma artéria ou veia do paciente através de uma punção na perna ou no braço e, guiado por imagem, é levado até a área onde o médico realizará o procedimento para corrigir a parte afetada ou desobstruir um vaso sanguíneo, por exemplo. Dependendo do tipo de doença e do quadro do paciente, podem ser implantados dispositivos médicos, como stents ou oclusores.


Prescindindo dos grandes cortes necessários nas cirurgias convencionais, os procedimentos hemodinâmicos muitas vezes são feitos apenas com sedação, dispensando anestesia geral. Esse tipo de intervenção reduz o risco de complicações, exige um tempo menor de internação e contribui para que o paciente retome mais rapidamente sua rotina de atividades.


Serviço
Hospital da Luz
Rua Azevedo Macedo, 113 - Vila Mariana
São Paulo - SP - CEP 04013-060
Tel.: (11) 2117-6000
  • Central de Exames:
    (11) 3003-1333
  • Hospital:
    (11) 2117-6000
Rua Azevedo Macedo, 113 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP 04013-060

Codigo de Conduta | Código de Conduta para Parceiro de Negócios   © Copyright - Hospital da Luz - 2012